Estudeofunk lança EP “Pagofunk Delas”, de Letinzz, no mês da visibilidade lésbica

Projeto será lançado no mês da visibilidade lésbica e traz a perspectiva LGBTQIAPN+ sobre a cena

PAGOFUNKDEL - capa oficial 01 08 2024
LETINZZ CHROMA

O #Estudeofunk lança no dia 23 de agosto, pelo selo FundiSom, o EP “Pagofunk Delas”, de Letinzz, participante da temporada “Mete Marcha” do programa de aceleração de artistas de funk. Lançado no mês da visibilidade lésbica, o EP traz a temática em todas as quatro faixas, que misturam o funk carioca e o pagodão baiano resultando num beat dançante e divertido.

Atriz e humorista, Letinz veio de Salvador para o Rio com o objetivo de se dedicar à carreira e começou na música fazendo paródias. Ela conta que sempre escutou rap e trap, porque se identificava com as letras, e busca trazer a perspectiva de uma mulher lésbica para sua arte. Assim, ela reafirma sua orientação sexual por meio da ironia e das paródias. “Para mostrar minha identidade, quis trazer um fundo cômico em todas as faixas, sempre cantadas de uma mulher para outra. O pagodão tem essa pegada sexual, mas sempre numa perspectiva heterossexual. Esse EP traz esse lado da mulher sapatão”, ela conta. 

No fim de 2023, ela voltou à cidade natal para estudar mais sobre o pagodão e se identificou com o humor e o  duplo sentido utilizados. O EP traz essas características, com referências como se dizer “azeda e gostosa” na música “Nega Fini”, satirizando “Nego Doce”, de Kannalha. Ela também ressignifica a brincadeira de funks antigos que mandavam agarrar ou apontar pra determinadas pessoas na faixa “Bi de festa”, em que conta a história de uma amiga que diz ser hétero, mas quando está em festa “pega homem e mulher”, e diz “aponta pra sua amiga que gosta de beijar colega”. O EP traz ainda “Tomar Botada” e “Segredinho”, com participação de P0CKET, também artista do #Estudeofunk.



“Quando eu cheguei no programa e fui fazer funk, eu pensei no que é o funk lá em Salvador? É tipo o pagodão. Mas as pessoas não escutam pagodão aqui no Rio. Resolvi fazer pagofunk, que é o pagodão com funk. O pagodão não é tão consumido no Sudeste, mas se a gente misturar com funk carioca, acho que vai colar, hein?”, ela diz, lembrando que uma de suas primeiras paródias viralizou nas redes sociais, alcançando mais de 100 mil visualizações. Com o apoio dos amigos e do público, Letinzz foi incentivada a entrar para a música para trazer a perspectiva LGBTQIAPN+  para a cena. O clipe “Real Sapa” foi finalista do MVF (https://www.musicvideofestival.com.br/).

Sobre o #Estudeofunk:

O #estudeofunk é um programa de aceleração artística que fomenta a cultura do funk carioca e profissionaliza artistas da nova cena musical. Em seus primeiros ciclos, o coletivo lançou 4 álbuns, 2 EPs, diversos singles e videoclipes, somando aproximadamente 500 mil visualizações no canal do programa no Youtube, e se apresentou em dezenas de shows na cidade. O projeto tem o patrocínio da BEATS, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e Programa Olhos D’água – Rede Nacional das Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, do Governo Federal e do Ministério da Cultura através da Lei nº 12.343 de 02/12/2010. A idealização e realização é da Fundição Progresso e Viva Brasil.



Sobre o selo FundiSom: Fundado em 2022 em parceria com uma das principais casas de espetáculo do país, a Fundição Progresso, o selo FundiSom atua no registro ao vivo de shows, na preservação da memória musical da casa de espetáculos, além de projetos especiais e novidades no cenário artístico do Rio de Janeiro. O selo conta com um estúdio de gravação na sua sede e atua em produção fonográfica, audiovisual, comunicação, marketing e merchandising, além da possibilidade de programação nos palcos e espaços da Fundição.

Escrito por Gustavo Neves

Gustavo Neves, jornalista e especialista em marketing, produção de conteúdo e definição de linha editorial, possui vasta experiência na realização de entrevistas, organização de coberturas de eventos, gerenciamento de redes sociais e coordenação da equipe.

pexels-sebastian-ervi-866902-1763075

Vai curtir o Rock in Rio? Entenda por que contratar um seguro viagem é essencial

Andressa Urach e1697814742916 POP CYBER

“Mentira descarada”, diz Andressa Urach sobre boatos de que parou de produzir conteúdo adulto