Connect with us

Música

ENTREVISTA: Matheus Alves fala sobre carreira e futuros projetos

Published

on

SUAMUSICA 52 1

Campina Grande é um município do interior da Paraíba popularmente conhecido por sua hospitalidade e desenvolvimento. Não à toa, está representando o Brasil no título de Cidade Criativa da Unesco neste ano. Essas duas características de sua terra frutificam na nova geração da cidade. E um dos nomes mais promissores da região é o cantor Matheus Alves, que mistura a raiz do forró com as sonoridades de suas influências do pop.

Matheus é um jovem de 19 anos que gosta de tudo – já pensou em ser biólogo e até padre. Mas a música o chamou cedo, aos 14 anos de idade, quando foi tocar triângulo no trio de forró de um amigo. Em um ensaio do grupo, superou o cantor da banda e chegou em uma nota aguda difícil de alcançar. Virou cantor desde esse dia.

Em 2018, ele concluiu o ensino médio e tirou uma boa nota no ENEM daquele ano. Mas tinha acabado de ganhar o principal concurso de música da sua cidade, o “Dom”, e chegado à semifinal do quadro “Jovens Talentos”, do Programa do Raul Gil, no SBT. A vida artística estava lhe abrindo portas importantes e ele optou por se jogar de cabeça. Quando estava conseguindo alavancar a sua carreira musical localmente, veio a pandemia.

Depois de muitas incertezas por conta da paralisação, em abril de 2021 o jovem ganhou o grande concurso nacional promovido pelo Sua Música – plataforma de streaming voltada à cultura nordestina. A disputa acontecia por enquete nos stories do Instagram da marca, e a final ficou entre ele e João Gomes, o cantor de “Meu Pedaço de Pecado”, TOP1 do Spotify. Matheus movimentou Campina Grande e levou o prêmio, assinando contrato com o Sua Música Records e entrando para o casting da empresa.

Em junho, o seu primeiro álbum, chamado “Pegada Diferente”, chegou às plataformas digitais. Misturando o forró da sua terra com as influências internacionais que marcam sua geração – The Weekend, Bruno Mars e Michael Jackson -, o jovem cantor mostrou que a tradição e a modernidade de sua cidade estão presentes em tudo o que faz.

Para saber mais detalhes sobre a carreira, inspirações e futuros projetos, conversamos com o Matheus e trouxemos uma entrevista exclusiva para vocês! Confiram:

Portal Pop Cyber – Em junho você lançou o álbum “Pegada Diferente”. O álbum foi seu primeiro trabalho oficial na carreira de cantor. Como foi a sensação de dar esse ponta pé inicial de fato na música?

Matheus Alves – Foi maravilhoso, principalmente por ser um álbum que veio com minha identidade musical, assim como com todos os estilos musicais que eu gosto. Portanto, considero um trabalho bem verdadeiro, sobretudo por contar um pouco da minha história e a dos que me acompanham.

Portal Pop Cyber – Em “Pegada Diferente” você mistura o forró da sua terra com influências internacionais como The Weekend, Brunos Mars e Michael Jackson. Como surgiu essa proposta de misturas de gêneros?

Matheus Alves – No estúdio, começamos esse trabalho sem nada pré-definido. Do zero mesmo! Daí veio a ideia de colocar nesse CD todas as minhas influências musicais, sempre baseado no que ouço normalmente. O resultado ficou bem de acordo com o título do CD, onde, apesar do ritmo ser o piseiro, o “tempero” é dado do nosso jeito, ou seja, com uma “Pegada Diferente”. Trata-se da mistura de influências musicais diversas ao nosso forró autêntico; com uma presença muito marcante de elementos como o zabumba e o triângulo.

Portal Pop Cyber – The Weekend, Brunos Mars e Michael Jackson são grandes referências na música para você? Fale um pouco mais sobre suas referências musicais.

Matheus Alves – Desde criança, sou muito eclético, pois meus pais sempre gostaram que eu escutasse de tudo um pouco. Cresci ouvindo de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca até Michael Jackson, Cyndi Lauper e Whitney Houston. Canções internacionais mais antigas também sempre me agradaram muito. Esse disco traz a fusão de tudo isso.

Portal Pop Cyber – Você é de Campina Grande, Paraíba. No momento atual podemos ver uma maior valorização de artistas nordestinos. Como você vê esse cenário? E como gostaria de contribuir para ele?

Matheus Alves – Fico realmente contente que colegas nordestinos tenham seus trabalhos vistos e reconhecidos. A Internet vem possibilitando, de certa forma, uma maior democratização dos espaços de comunicação. Como resultado, novas culturas vêm sendo mostradas para um público cada vez maior. Um bom exemplo disso é a presença de artistas do nordeste no ranque das 10 músicas mais ouvidas nas plataformas digitais do mundo, valorizando ainda mais a cultura local, engrandecendo o nosso talento, a nossa forma de fazer canções, o jeito de nos expressarmos. É a nossa alegria natural sendo difundida pelo mundo, unida às diversas.

Portal Pop Cyber – Como foi o seu processo de criação das faixas presentes em “Pegada Diferente”?

Matheus Alves – A partir do momento que decidimos em estúdio a linha que seguiríamos nesse disco, criamos um pequeno planejamento, onde faríamos 14 faixas; sete inéditas e autorais, além de sete regravações reinterpretadas de músicas da atualidade. Na verdade, as sete regravações foram bem fáceis de escolher, por já estarem nas “paradas de sucesso”. Já as inéditas requereram um cuidado maior, visto que seriam “músicas de trabalho”. Nesse processo, tudo foi levado em consideração: letra, ritmo, melodia etc. O curioso foi que quando já tínhamos definido as sete composições inéditas, no último dia de gravação, quando apenas faltava uma faixa a ser gravada para fechar o álbum, um amigo nosso chegou com “Amor Bandido”, música que ainda não constava desse projeto. Ao ouvirmos, foi impossível não a considerar para integrar o rol das sete composições inéditas do disco, o que nos levou a substituir uma das sete anteriormente escolhidas. Bem, com isso, acabou se tornando a trilha principal desse projeto. Todos gostamos muito da produção dela. E, não atoa, essa canção vem tendo números expressivos no Só Música, passando dos 400 mil plays. No Spotify, já alcançou os 60 mil plays. Acho que esse sucesso todo se deve ao fato dela contar uma história muito vivida pelas pessoas de um modo geral; por falar de amor, de traição, e tudo o mais que permeia esse universo das relações humanas.

Portal Pop Cyber –  O que podemos esperar dos próximos passos da carreira?

Matheus Alves – Desde a minha chegada à gravadora Só Música Records, venho tendo total amparo e liberdade para que eu possa conduzir minha carreira. Então, lançamos o CD “Pegada Diferente”, que vem obtendo números expressivos, pela boa aceitação do público. Isso indica que em breve traremos novidades de peso para os próximos trabalhos, inclusive com parcerias inusitadas, onde certamente continuaremos de alguma forma, abordando esses temas ligados ao amor, aos encontros e desencontros entre as pessoas, sempre dentro de um “caldeirão musical”.

Jornalista formada, trabalha na área desde 2017. Possui a própria empresa de assessoria de comunicação e é apaixonada pelo meio artístico e audiovisual. E-mail: [email protected]

Advertisement