ENTREVISTA: Já conhece o Twerk? Jé Trindade conta tudo sobre o estilo de dança

WhatsApp Image 2022 02 07 at 15.40.32 e1644317721233

O Twerk é um estilo de dança que mistura movimento com os glúteos, sensualidade e liberdade corporal. A maior parte dos movimentos é voltada para a parte pélvica e em agachamentos. O estilo surgiu no final dos anos 80, na periferia dos Estados Unidos em New Orleans, na parte da cena de Bounce Music, onde mulheres e gays eram os maiores representantes, com forte influência das danças africanas, como a “mapouka” da África Ocidental. A dança ganhou reconhecimento com o passar dos anos e teve seu momento viral em 2013, após Miley Cyrus se apresentar no MTV VMA Awards com performances de Twerk, atingindo o primeiro lugar de pesquisas no Google daquele ano. 

Aqui no Brasil, a dança ganhou notoriedade e adeptas principalmente por sua semelhança com o funk brasileiro que também usa a parte pélvica e movimentos com os glúteos.  Uma das professoras pioneiras no país foi Jéssica Trindade, criadora da metodologia “Jé Trindade” e da marca Twerk Academy Brasil. A jovem já deu aula até mesmo para Adriane Galisteu e Gracyanne Barbosa. 

Antes disso, Jéssica era apenas uma dançarina amadora que fazia vídeos no Facebook e Instagram, onde tinha bastante reconhecimento. Sua vida mudou quando, ao ir para uma balada na Zona Norte de São Paulo, conheceu diversos dançarinos profissionais e os apresentou a dança. Ela então foi convidada por Mia Omori para visitar sua academia, onde dava aulas, e lá foi treinada por Mia durante um ano, aprendendo sua didática e ganhando experiências no mundo artístico como performance em shows, videoclipes, além de conhecimento para criar sua própria metodologia no Twerk. 

Para saber mais sobre o estilo e toda a trajetória da carreira da dançarina, rolou uma entrevista incrível! Confira agora:

– Quando e como você começou com o Twerk?
R: Comecei assistindo videoclipes e vídeo dances no YouTube, no final de 2014, em 2015 comecei a praticar e me aperfeiçoar na dança!

– Você é um dos maiores nomes especializados neste estilo de dança. Como é isso para você?
R: Muito satisfatório, pois por ser uma das primeiras no Brasil foi muito difícil de aprender o estilo, e também precisei lidar com muito preconceito, muita exclusão, mas hoje as pessoas sentem orgulho e admiração por mim, isso me deixa extremamente feliz!

– Com esse amor pelo Twerk e visando o quanto o estilo também poderia crescer no Brasil, você desenvolveu a “Twerk Academy BR”. Inicialmente as pessoas já abraçaram o projeto ou foi um longo processo até aderirem a dança?
R: Sim, foi um projeto muito bem aceito pelo público, porque assim como eu, pessoas que tentam aprender do zero sozinhas, precisam estudar 2x mais para alcançar qualquer informação sobre a dança, eu via muitas meninas se tornando professoras por conta própria e acabavam passando informações erradas, pela escassez de informações que existe no brasil, visando isso, procurei fazer um curso que facilitasse esse processo, assim todas podiam trabalhar com o Twerk passando as informações corretas!

– Como o Twerk pode ajudar na autoestima? Em mais o que ele pode contribuir?
R: Twerk é uma dança sensual, e para dançar algo sensual você precisa estar se sentindo bem consigo mesma, dessa forma ele trabalha bastante essa auto aceitação de si mesma e do seu próprio corpo, além de trazer autoconhecimento da sua pelve, coordenação motora, ritmo, lubrifica suas articulações deixando sua pelve mais solta e também sendo um ótimo exercício respiratório e fortalecedor!

– O quão importante você considera esse estilo de dança?
R: Eu acho que é tão importante quanto todas as outras danças, cada uma representa uma cultura e uma ligação com seu próprio eu, e o Twerk traz essa liberdade, essa sensualidade no qual as pessoas tanto veem como algo negativo, mas na verdade, é o que nos torna mais fortes e confiantes! Quebra muitos tabus e é um grande pilar na cultura africana.

– Se pudesse dizer algo para a Miley Cyrus, que contribuiu no crescimento desse estilo no mundo, o que diria?
R: Você arrasou na apresentação, obrigada por isso 🙏🏽❤️✨. OBS: sou sua fã desde Hannah Montana!

– Qualquer pessoa pode estar dançando o Twerk?
R: Sim, qualquer pessoa que busque todos os benefícios que essa dança nos traz pode dançar, basta foco e força de vontade.

Written by ju

Jornalista formada, trabalha na área desde 2017. E-mail: [email protected]

Já imaginou ouvir House Music com vista 360o de Brasília Confira o quinto episódio de live sets de Camila Jun na Torre Digital de Brasília

Já imaginou ouvir House Music com vista 360º de Brasília?

Design sem nome 5 1

Rique anuncia o remix de ´Não vou parar´ feat K&O Beats