Categories: Música

Em show, Ana Carolina celebra o Dia Nacional de Visibilidade Lésbica

O dia 29 de agosto é considerado, desde 1996, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, uma data com o intuito de colocar luz e incitar o debate sobre preconceito e dificuldades que mulheres lésbicas enfrentam desde sempre na sociedade. Como forma de contribuir neste processo, a cantora Ana Carolina decidiu realizar atividades em seu Instagram e no show que realizou na mesma data no Allianz Parque, em São Paulo.
Na visão da artista uma das maneiras possíveis para gerar visibilidade é normalizar o amor, um assunto aliás bastante recorrente em sua obra. Por este motivo, Ana Carolina convocou as fãs a mandarem histórias de amor que tenham sua música como conexão e ela própria escolheu cinco para contar em sua conta oficial no Instagram (www.instagram.com/sigaanacarolina)  ao longo do dia. Fotos dos casais também estiveram no telão do show no Allianz Parque, dentro do projeto Arena Session, quando ela fez uma reflexão sobre a relevância da data.
“A data de hoje reforça a existência da mulher lésbica e seu lugar na sociedade. Nós não somos invisíveis. Não adianta fingir que a gente não existe, porque a gente existe, a gente atua, a gente tem opinião. Nós queremos respeito. Eu resolvi abrir esse espaço no show e nas minhas redes sociais hoje para dar visibilidade da maneira que eu mais acredito, que é pelo amor. Nós recebemos várias histórias de amor, que aconteceram ao longo dos meus 20 anos de carreira, que de alguma forma eu pude participar e me orgulho de cada uma delas, como as que vocês estão vendo agora no telão e ao longo do dia no meu Instagram”,  comentou Ana Carolina durante um trecho do discurso, o qual foi ovacionada do começo ao fim
Cantora, compositora, arranjadora, produtora, instrumentista, musicista e artista plástica, Ana Carolina lançou seu primeiro disco em 1999; hoje, sua carreira, com mais de 20 anos, já inclui 12 álbuns, seis DVDs e mais de cinco milhões de discos vendidos. Entre outros, ganhou sete vezes o Prêmio Multishow de Música Brasileira, três vezes o Troféu Imprensa e uma vez o Prêmio TIM de Música. O primeiro grande sucesso, “Garganta”, viria já no primeiro álbum. Depois dele, emplacou cerca de 30 singles nas paradas brasileiras.
As composições da artista já foram gravadas por nomes importantes como Maria Bethânia, Gal Costa, John Legend, Esperanza Spalding, Chiara Civello, Jorge Vercillo, Mart’nália, Zizi e Luiza Possi, Pedro Camargo Mariano, Preta Gil, entre outros. Em suas composições fez parcerias com Seu Jorge, Luiz Melodia, Gilberto Gil e Guinga, entre muitos outros.
Em 2009, quando completou 10 anos de carreira, lançou o álbum “N9ve”, no qual destaca-se a canção “Entreolhares (The Way You’re Looking at Me)”, em um dueto com o cantor, compositor e pianista americano John Legend. A canção alcançou o topo da Billboard Hot Songs (Rio de Janeiro), e o 34° na Billboard Hot 100 Airplay. No mesmo ano, lançou a coletânea de canção, “Ana Carolina + Um”, com duas canções inéditas e participação de vários cantores, entre eles, Maria Gadú, Maria Bethânia, Roberta Sá, Totonho Villeroy, entre outros. Em 2012 gravou duetos com astros da música internacional, como Tony Bennett e Alejandro Sanz, e seu CD #AC trouxe a cantora dividindo os microfones com Chico Buarque.
Em 2019, Ana Carolina lançou seu mais recente álbum, “Fogueira em Alto Mar”, primeiro trabalho de inéditas em pouco mais de 6 anos. Ele reflete toda a excelência, empenho e musicalidade que a deixaram conhecida no mercado nacional e internacional. Desde então, tem percorrido diversas cidades do Brasil e do mundo com uma turnê homônima de enorme sucesso.
Atualmente, Ana Carolina contabiliza mais de seis milhões de seguidores em suas redes sociais.
Tags: Ana Carolina
Gustavo Neves

Jornalista, 23 anos, produtor de conteúdo, trabalho com marketing digital na indústria fonográfica. E-mail: contato@portalpopcyber.com

PUBLICIDADE