Connect with us

Música

Ed O’Brien lança “Earth”, álbum de estreia de sua carreira solo

Published

on

3

Guitarrista da lendária banda Radiohead, Ed O’Brienlança hoje (17) “Earth”, o álbum de estreia de sua carreira solo, com nove músicas. Em outubro do ano passado, ele apresentou a faixa instrumental “Santa Teresa”, seu primeiro single solo. Em entrevista concedida em 2016, o artista disse que havia começado a trabalhar no álbum solo e que o projeto seria inspirado pela experiência que ele teve no final de 2012, quando ele e sua família moraram no interior de São Paulo.

“Brasil”, o primeiro single do novo álbum, foi lançado em dezembro de 2019. A faixa tem quase nove minutos de duração e foi apresentada junto com o videoclipe, gravado no México sob a direção Andrew Donoh. A música foi produzida em colaboração com Flood, aclamado produtor que já assinou trabalhos de Nine Inch Nails, U2, Smashing Pumpkins e outros grandes artistas.

Para o álbum, EOB, pseudônimo adotado pelo artista, reuniu músicos como Omar Hakim, Dave Okumu e Nathan East. As gravações do álbum começaram no outono de 2017 e foram finalizadas no início do ano passado. O projeto foi produzido por Flood e Catherine Marks.

Essa pode ser considerada uma nova fase na já consolidada carreira de Ed O’Brien, hoje com 52 anos de idade. Apesar do projeto solo, O’Brien continua integrando a aclamada banda de rock Radiohead, formada em 1985. O grupo, liderado por Thom Yorke, já vendeu mais de 50 milhões de álbuns e detém de mais de 30 Certificados de Platina. Durante sua carreira, Ed O’Brien já foi nomeado pela Rolling Stone um dos “melhores guitarristas de todos os tempos” e descrito pela publicação Pitchfork como “arma secreta mais consistente do Radiohead“.

Jornalista, 23 anos, produtor de conteúdo, trabalho com marketing digital na indústria fonográfica. E-mail: [email protected]

Advertisement