in

“Deixa Florescer” chega às plataformas celebrando o mês da mulher

Faixa chegou às plataformas digitais em 28 de março. Projeto também conta com série que documentou todo o processo criativo

22Deixa Florescer22 chega as plataformas celebrando o mes da mulher POP CYBER
Capa do single Deixa Florescer - UBC

Em uma celebração ao poder criativo e colaborativo feminino na música, a União Brasileira de Compositores (UBC) anuncia o lançamento do single “Deixa Florescer”. A chegada da faixa, no dia 28 de março de 2024, marca o encerramento do projeto “Song Camp – Por elas que fazem a música”, iniciativa inovadora dedicada a ampliar a voz e a presença feminina na indústria musical, que foi apresentada ao público em série documental de 4 episódios. A música está disponível nas plataformas digitais, através do link. O projeto contou com mentoria de Fernanda Takai, compositora, cantora e diretora da UBC.

O single é o resultado da reunião de dez talentosas artistas — compositoras, musicistas, arranjadoras e produtoras — no estúdio Sonastério, local de beleza inspiradora localizado nas serras de Minas Gerais, durante o projeto “Song Camp – Por elas que fazem a música”. O encontro foi mais do que uma sessão de gravação, mas um espaço seguro para troca de experiências, inspirações e talentos, onde cada artista contribuiu com sua essência única para a criação.

As dez autoras de “Deixa Florescer” são Bruna Souza, Coral, Ju Lazuli, King Saints, Larissa Umaytá, Letícia Fialho, Lio Soares, Livia Nery, Luiza Brina e Nath Rodrigues, todas trazendo suas origens diversas, gêneros musicais distintos e vivências para a obra.

Com os versos iniciais “Deixa florescer / A flor que se abre no encontro infinito desabrochar”, a canção tem ares de uma balada pop que captura a essência da colaboração e da diversidade característica da música brasileira. Incorporando elementos harmônicos e percussivos sofisticados, “Deixa Florescer” é uma jornada musical que atravessa a rica paisagem da nossa música, mostrando a capacidade e o talento das artistas ao criarem uma obra que é, ao mesmo tempo, unicamente brasileira e universalmente tocante.

link POP CYBER
Fernanda Takai e participantes do Song Camp – Por elas que fazem a música, nos bastidores da gravação – foto: Caril

Luiza Brina, uma das autoras e participantes do projeto, não apenas co-escreveu a música mas também contribuiu com sua voz, contrabaixo e arranjos. Sobre a experiência, Luiza destaca: “Fico muito feliz de ver o resultado dessa canção, porque quando convidei essas artistas, é claro que tentei pensar em um misto de instrumentistas, mulheres mais do som, e outras mais da palavra, justamente pensando em como construir a música. Mas na prática, o que fez toda diferença foi a intimidade que criamos ali, já num primeiro momento, quando sentamos em roda e eu pedi pra cada uma contar sobre seu processo de composição. Ali algo se acendeu já, foi super emocionante e acredito que essencial para que a música pudesse ser feita de forma tão conjunta e especial.”

“Deixa Florescer” não é, portanto, apenas uma música; é um testemunho do que pode ser alcançado quando mulheres se unem em um ambiente de apoio mútuo e criatividade. Desse modo, o projeto destaca a importância da inclusão e da diversidade na música, abrindo caminho para mais iniciativas semelhantes que aspiram a mudar o cenário atual da indústria musical, promovendo a igualdade de gênero e a valorização do talento feminino.

link POP CYBER
Nath Rodrigues e Coral – Song Camp UBC – foto Caril

A série documental “Song Camp – Por elas que fazem a música” e o lançamento de “Deixa Florescer” são parte de um esforço contínuo da UBC para celebrar e promover o talento feminino na música. Através desta iniciativa, a UBC reafirma seu compromisso com a criação de oportunidades para mulheres na música, incentivando o diálogo e a transformação dentro da indústria.

O projeto representa, desse modo, mais do que uma celebração à excelência musical, mas um marco significativo no caminho para uma indústria musical mais inclusiva e equitativa.

Matheus e Kauan praiou 2024 e1711825670629 POP CYBER

Matheus e Kauan estreiam turnê Praiou no Rio de Janeiro com surpresas no palco

FBC lanca album ao vivo O Amor o Perdao e a Tecnologia Irao nos Levar para Outro Planeta Ao Vivo em Belem POP CYBER

FBC lança álbum ao vivo, “O Amor, o Perdão e a Tecnologia Irão nos Levar para Outro Planeta (Ao Vivo em Belém)”