Conecte-se conosco

Música

Daparte lança single e clipe de “Calma”

Publicado

em

CALMA. scaled

Calma” , novo lançamento de Daparte, é o quarto single dos que antecedem o segundo álbum da banda, mas já nota-se de início a diferença entre ela e as outras canções; com uma melodia mais suave onde voz e violão protagonizam e uma letra profunda e ao mesmo tempo facilmente relacionável, que retrata dilemas e aflições comuns a todos.

João Pedro Ferreira, vocalista da banda e compositor da música, fala sobre como a mensagem da música é múltipla em momentos e significados; ”Eu escrevi essa música em 2019, e na época eu queria falar sobre essa fase de saída da adolescência e entrada na vida adulta, a crescente de responsabilidade, cada vez coisas mais sérias acontecendo e eu sentindo que todo mundo tava na minha frente enquanto eu vivia um dia de cada vez. Mesmo a música tendo sido escrita no ano passado e em outro contexto, sentimos que a mensagem encaixou muito bem pra esse momento de pandemia, afinal, é sobre em meio aos desafios, ”dançar no precipício”, olhar um lado bom e tirar o positivo, se você levar as coisas com calma”.

Calma” não se destaca só na música, e vem também com um clipe mais carregado em conceito, emoção e introspecção que os clipes dos outros singles, amarrando tudo, da composição a melodia ao clipe, em um lançamento que causa uma sensação muito pessoal, causando também todo um acolhimento e identificação em torno disso.

”O clipe completa muito bem a música em imagens, cores, significados. Ele foi gravado por um grande amigo da banda, o Greco, e o protagonista é o pai dele, uma pessoa que admiramos artística e pessoalmente há muito tempo. Esse cenário nos obriga a olhar pro que tem envolta de nós com atenção, e fazer o clipe dessa música com pessoas que sempre me transmitiram isso foi muito bonito e pertinente.” João pontua.

O lançamento da música foi feito também pensando em uma arte democrática, a de tornar tudo acessível para pessoas surdas. Essa iniciativa veio de uma conversa que o João teve com o Instituto Dom Quixote, ao participar de uma live do projeto. Foi percebida a necessidade de tornar a música inclusiva para a comunidade surda e o quão pouco isso é feito.

”Como a música transmite uma mensagem empática e de união, achamos que fez todo o sentido levar isso também para outras esferas, como a da deficiência” comenta João. Portanto, desde as artes de divulgação até o clipe em si; todos tiveram legendas inclusivas e interpretações em libra nos materiais audiovisuais. Veio da banda a iniciativa de ser inclusiva e pensar, principalmente em tempos de pandemia, uma arte para todas.

”Calma” é mais uma faixa que estará no segundo álbum da banda, que é revelação da nova música brasileira. A Daparte coleciona em pouco tempo de estrada, mais de 3 milhões de plays no seu aclamado álbum de estreia, Charles (2018), nas plataformas de streaming, e 9 videoclipes lançados, já contando com os quatro mais recentes que são de singles do próximo álbum da banda, previsto para início de 2020.

Publicidade