in

CRYSTAL: Primeiro show acrobático no gelo do Cirque du Soleil chega ao Brasil

Apresentado pela Porto, CRYSTAL, espetáculo inédito no país, acontece em curtíssima temporada no Rio de Janeiro, de 13 a 23 de junho, na Rioarena; e em São Paulo, de 05 de julho a 6 de outubro, no Parque Villa-Lobos

CRYSTAL Primeiro show acrobatico no gelo do Cirque du Soleil chega ao Brasil POP CYBER
Motisuki PR

O Cirque du Soleil está de volta ao Brasil com um show inédito no país! Dessa vez, a companhia circense mais famosa do mundo chega com uma apresentação inovadora, que promete redefinir as fronteiras das artes circenses e desafiar a imaginação. Enfim o público irá conhecer o espetáculo CRYSTAL, que irá encantar a todos com suas tão conhecidas acrobacias de tirar o fôlego em uma fusão única com a patinação no gelo e projeções impressionantes.

Apresentado por PORTO e com a realização da IMMCRYSTAL chega ao Brasil este ano e fará curtas temporadas no Rio de Janeirode 13 a 23 de junho, na Rioarena; e depois parte para São Paulo, onde fica de 05 de julho a 6 de outubro no Parque Villa-Lobos.  Em São Paulo, o espetáculo será apresentado na maior tenda que o Cirque du Soleil já trouxe para o Brasil com capacidade para 3582 lugares, ocupando 6300 m2 e com 20m de altura. Essa megaestrutura viajará em 45 containers e levará cerca de 30 dias para ser completamente instalada no local.

Por meio de uma parceria exclusiva com a Porto, os clientes do cartão de crédito Porto Bank terão acesso a uma pré-venda a partir de 22 de fevereiro, oferecendo aos titulares (e seus dependentes) um desconto especial de 20% e a conveniência de parcelamento em até 6x. Esse benefício será concedido até o dia 10 de março e os interessados contam com a oportunidade de adquirir até seis ingressos por CPF. Todos os setores estão inclusos. A venda para o público em geral acontecerá a partir do dia 12 de março, e clientes Porto contam na venda geral com 10% de desconto e podem parcelar os ingressos em até 6x. Para os demais cartões, os ingressos podem ser parcelados em até 3x.

Sobre CRYSTAL – o espetáculo integra a arte deslumbrante da patinação no gelo com acrobacias que desafiam a gravidade, estabelecendo um novo marco nos 40 anos de história da empresa. Esta produção única promete uma experiência imersiva que combina a beleza da patinação com a emoção das performances aéreas. O show apresenta acrobatas e patinadores que atuam perfeitamente no gelo e no ar, combinando múltiplas habilidades para criar uma experiência de entretenimento de altíssimo nível. O público pode esperar testemunhar patinação sincronizada, estilo livre e patinação extrema ao lado de atos de circo tradicionais, como trapézio, alças aéreas e apresentações corpo a corpo.

Criado por Shana Carroll e Sebastien Soldevila, CRYSTAL leva o público a uma jornada emocionante de autodescoberta cheia de capricho e admiração. Sinta sua adrenalina subir ao mergulhar em um mundo de imaginação lúdica com a protagonista do show, Crystal, enquanto ela aprende a ver as coisas de maneira diferente e a se tornar quem sempre esteve destinada a ser: ela mesma.

Usando projeções visuais grandiosas no gelo (uma estreia do Cirque du Soleil) e uma trilha sonora que combina perfeitamente música pop com o som característico do Cirque du Soleil, CRYSTAL transporta o público para uma experiência visual e auditiva inesquecível, cheia de magia e maravilha.

Sinopse – Crystal é uma jovem criativa que se sente incompreendida e fora de sincronia consigo mesma. Para escapar de sua realidade, ela se aventura em um lago congelado e acaba caindo no gelo e chegando em um mundo invertido. Neste mundo subaquático da sua imaginação ela vê um reflexo de si mesma. Por lá, ela é guiada por seu reflexo por este novo mundo e a desperta para a sua própria criatividade. À medida que Crystal continua sua jornada, ela transforma suas peculiaridades em criatividade com um toque de sua caneta. Com esse novo poder recém-descoberto, ela é capaz de encontrar seu verdadeiro eu e fazer uma jornada de volta à realidade. O espetáculo CRYSTAL trata de olhar as coisas de novos ângulos, espiar através do verniz da vida cotidiana, reenquadrar a realidade diária para ver o que podemos ter perdido. Às vezes, a única maneira de apreciar as coisas é olhar para elas de outro ângulo. Descobrir a individualidade e a singularidade de alguém exige aventurar-se em gelo fino.

Fatos interessantes sobre CRYSTAL

  • CRYSTAL é a 42ª criação do Cirque du Soleil e a primeira experiência acrobática da companhia no gelo.
  • Esta apresentação única apresenta sete atos tradicionais de circo, incluindo trapézio, corpo a corpo, banquine, alças aéreas, trapézio, malabarismo e equilíbrio de mãos – todos emocionantemente adaptados para serem executados no gelo!
  • Desde a sua criação, em 2017 a CRYSTAL já passou por mais de 135 cidades e 21 países diferentes (e continua aumentando!)
  • CRYSTAL já foi visto por mais de 2 milhões de pessoas desde 2017
  •  No total, atualmente estão em turnê 92 pessoas de 25 países diferentes
  • Existem 44 artistas em CRYSTAL.
  • Coletivamente, a turnê CRYSTAL fala 23 idiomas, incluindo francês, mandarim, sueco, português e holandês. Inglês é a língua que usamos para nos comunicarmos durante a turnê.
  • São necessários 25 trailers de transporte para transferir o CRYSTAL de uma cidade para outra.
  • Toda estrutura do show pode ser armazenado em mais 464 caixas de transporte e  169 racks
  • O espetáculo utiliza 28 projetores para transformar o gelo em playground, pista de hóquei, lago ao ar livre, paisagem urbana, entre outros. O show também utiliza 36 rastreadores em figurinos que controlam holofotes que acompanham os artistas no gelo.
  • CRYSTAL também é o único espetáculo do Cirque du Soleil que usa neve real durante uma apresentação! A equipe faz aproximadamente 300 bolas de neve reais por semana;
  • Demora cerca de 15 horas para montar o espetáculo e cerca de 4 a 5 horas para desmontá-lo
  • A equipe de camarim de CRYSTAL lava 48 cargas de roupa no dia da carga para se preparar para a semana de shows, e de 10 a 12 cargas todos os dias durante a semana de shows;
  • Existem aproximadamente 500 peças individuais que são construídas e desmontadas a cada semana no CRYSTAL. A estrutura da parede utilizada no show é dividida em 210 peças individuais;
  • O espetáculo viaja com 80 pares de patins (hóquei ou palheta), e cada artista usa até 4 pares de tênis por apresentação!

Personagens principais

CRYSTAL

Crystal é uma jovem excêntrica com uma peculiaridade encantadora e uma imaginação incansável. Sentindo-se incompreendida em sua vida cotidiana, ela se descobre e transforma suas peculiaridades em uma força criativa, mudando radicalmente sua própria narrativa através de sua escrita.

REFLEXO DE CRYSTAL

Este personagem é o reflexo de Crystal – um lado sombrio, mas útil, de sua personalidade que lhe permite acessar seus pontos fortes e criatividade. O Reflexo que ela carrega dentro dela – que geralmente aparece como uma entidade separada e distinta no mundo subaquático – é mais travesso e teimoso do que ela, encorajando-a a tomar controle de sua vida.

AS SOMBRAS

As sombras representam as forças dentro de sua mente subconsciente que puxam todos os aspectos de sua vida, ajudando-a ou atrapalhando seu progresso.

COMITIVA DE CRYSTAL

Família de Crystal – a mãe, o pai e o irmão de Crystal são uma versão distorcida de uma família suburbana: indivíduos impassíveis e estóicos hipnotizados pela televisão. As crianças da escola e os empresários que aparecem no mundo do subconsciente de Crystal parecem sem paixão e robóticos para ela.

Personagem cômico – O Palhaço persegue o mundo subconsciente de Crystal. Ele é o amigo imaginário dela, motivando-a sempre que ela precisa de um empurrãozinho amigável.

CENAS E PERFORMANCES ACROBÁTICAS

PRIMEIRO ATO

TEMPÊTE

Depois de cair no gelo, Crystal é arrastada por um vórtice de vento e neve enquanto sua imaginação vagueia em queda livre.

Acrobacia e patinação colidem neste número de alta energia onde banquine, corpo a corpo e cambalhotas são entrelaçadas com saltos, giros e patinação artística.

UM DIA NA VIDA

Crystal se encontra em uma versão distorcida e exagerada de sua vida, onde ela se sente fora de sincronia – em casa, na escola, no parquinho, na rua, e na cidade.

Este número de narrativa coreográfica em grande escala combina a linguagem acrobática com várias formas de patinação.

REFLEXÃO

Depois de afugentar seus flashbacks, Crystal decide assumir o controle de seu mundo quando ela avista seu Reflexo novamente, que lhe entrega uma caneta.

“Eu me pergunto o que há dentro?” Crystal diz, e sua busca por autodescoberta começa.

Ela está prestes a descobrir sua voz através do poder de suas próprias palavras enquanto faz uma performance poética de patinação com seu Reflexo.

MALABARISMO

Em uma cena alegre e comemorativa conduzida por música animada com infusão de klezmer, Crystal explora seu novo talento enquanto dá forma aos impulsos de sua alma, trazendo vida a personagens com um simples toque de sua caneta.

Neste ato de malabarismo, um malabarista exibe um incrível conjunto de habilidades enquanto se junta a grupos de acrobatas e patinadores.

BALANÇO DE CASA

Enquanto sua família fica absorta diante da TV, ela balança para frente e para trás em seu balanço no quintal e se eleva acima das paisagens de sua vida cotidiana. Enquanto Crystal reinventa seu ambiente doméstico, ela voa em um trapézio e gira usando patins de gelo – a primeira vez em um show do Cirque du Soleil. Ela é acompanhada por seu Reflexo, que realiza um solo de patinação dinâmico.

PLAYGROUND / HÓQUEI

Crystal revisita o playground de seu bairro, que ela transforma à vontade enquanto aprende a dominar seus novos poderes.

Crianças brincam em um playground congelado enquanto um jogo de hóquei no lago se transforma em uma brincadeira impressionante e radical em rampas onde skatistas fazem manobras malucas, com giros e saltos a toda velocidade, transformando o gelo em uma máquina gigante de pinball.

SEGUNDO ATO

CIDADE GRANDE

Presa no mundo subaquático da sua imaginação, Crystal viaja da cidade dela para a cidade grande.

Presa em um labirinto em tamanho real de painéis transparentes no gelo, Crystal vê seu Reflexo novamente. Ela patina pelo labirinto em constante mudança em uma tentativa de alcançar seu alter ego indescritível enquanto um grupo de skatistas cruza o gelo fazendo uma patinação com coreografia sincronizada.

POSTES PENDULARES

Crystal é empurrada em um mundo de sua própria criação, inspirado no frenesi da cidade.

Este ato de postes oscilantes, inédito no Cirque du Soleil, combina trabalho sincronizado com postes, saltos e desmontagens impressionantes no estilo russo.

SAPATEADO

Quatro dos personagens Empresários tentam superar uns aos outros em uma competição amigável.

Usando microfones em seus patins, quatro artistas exibem suas proezas técnicas mostrando seus talentos únicos com um número de sapateado que irá agradar o público.

NO ESCRITÓRIO

Usando a máquina de escrever como instrumento, Crystal continua a explorar o poder de sua imaginação, transformando um ambiente sem graça em algo bonito.

Dentro de um ambiente de escritório opressivo onde as máquinas de escrever dominam, o elenco executa uma coreografia de grupo que leva a um ato de equilíbrio em cadeiras de cair o queixo

NAMORO

Crystal se imagina em um cenário romântico em um parque onde casais se divertem e dançam valsa juntos de patins.

Três casais apresentam um número encantador de dança no gelo enquanto Crystal procura seu próprio parceiro no grupo.

SALÃO DE BAILE

Crystal transforma o parque em um elegante salão de baile quando seu pretendente aparece de cima e a levanta do chão.

O casal executa um fascinante número em dupla de faixas aéreas/patinação que confunde as fronteiras entre o gelo e o céu.

RETORNO DO REFLEXO

O Reflexo de Crystal a traz de volta à realidade e a faz perceber que a vida está acima da superfície e não neste mundo de faz de conta.

À medida que o Reflexo de Crystal se multiplica, as quatro patinadoras realizam um número de patinação com impressionantes efeitos de vídeo interativos. 

AMONTOADO DE REFLEXOS

Crystal luta para viajar de volta à luz e à vida acima do lago enquanto os personagens de sombra ajudam e ao mesmo tempo atrapalham seu progresso.

Um número de tirar o fôlego que mescla técnicas corpo a corpo no gelo com trapézio duplo.

ESCAPE

Tendo reunido coragem para alcançar seu verdadeiro potencial, Crystal finalmente rompe o gelo e ressurge, em harmonia com seu eu interior, onde é recebida por sua família e amigos. O final apresenta um emocionante conjunto de acrobatas e skatistas enquanto criam um cata-vento gigante em uma homenagem a shows clássicos no gelo.

FAZENDO CRYSTAL – POR TRÁS DAS CENAS

CENOGRAFIA

Um álbum de recortes vivo – Com uma decoração que pode ser descrita como “poética vintage”, o palco Crystal evoca a praça de uma cidade ao lado de um lago congelado. No topo do palco há uma enorme parede de quartzo que contém todos os lugares familiares da vida de Crystal em que ela vivência momentos significativos por meio de uma série de flashbacks.

Efeitos de escala e perspectiva – No topo do muro há um trem em miniatura que viaja para vários lugares na história através de uma série de mudanças temporais. No interior do muro, os efeitos de escala reforçam a ideia de que estamos em um mundo de memórias e flashbacks.

Um playground congelado – No gelo, o palco versátil do espetáculo muda de um pátio de escola para um playground para uma máquina de pinball gigante para uma torre de escritório em uma cidade grande, em grande parte devido ao uso de projeções de vídeo e adereços.

A caneta de Crystal é uma fonte de imaginação – O mundo do Crystal se derrama da caneta da personagem. Recortes, origami, tiras de papel, e pop-ups de todos os tipos são algumas das características que compõem a estética visual do espetáculo enquanto Crystal navega através de seu mundo imaginário de perspectivas distorcidas.

MÚSICA

A música de Crystal tem escopo cinematográfico, ao mesmo tempo que apoia a narrativa e pulsa ao ritmo da ação sobre, “abaixo” e acima do gelo. Com suas paisagens sonoras arrebatadoras, atmosféricas e românticas, a partitura passeia por grandes sons orquestrais até música de câmara no estilo klezmer, folk melódico e batidas de rock.

Agitando emoções através da música – Versões cover de músicas pop conhecidas gravadas especificamente para o show foram adicionadas ao estilo musical característico do Cirque du Soleil – uma novidade para um espetáculo itinerante do Cirque du Soleil. Essas músicas fascinantes foram adicionadas para despertar as emoções dos espectadores e realçar momentos importantes da narrativa. Os intérpretes foram escolhidos não apenas por sua capacidade de capturar o sentimento das músicas originais, mas também por aumentar a carga emocional das cenas que acompanham, acrescentando assim o “toque do Cirque du Soleil” às próprias músicas.

Sobre o Cirque du Soleil Entertainment Group 

O Cirque du Soleil Entertainment Group é líder mundial em entretenimento ao vivo. Além de produzir espetáculos de artes circenses de renome mundial, a Companhia traz sua abordagem criativa para uma grande variedade de formas de entretenimento, como produções multimídia, experiências imersivas e eventos especiais. Indo além das suas diversas criações, o Cirque du Soleil Entertainment Group pretende impactar positivamente as pessoas, as comunidades e o planeta com as suas ferramentas mais importantes: criatividade e arte. Desde a sua criação em 1984, mais de 378 milhões de pessoas foram inspiradas em 6 continentes e 86 países. A empresa canadense emprega agora mais de 4.000 funcionários, incluindo 1.200 artistas de 80 nacionalidades diferentes. Para obter mais informações sobre o Cirque du Soleil Entertainment Group, visite CDSentertainmentgroup.com

Sobre a Porto  

A Porto é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com mais de 75 anos de mercado, a companhia possui quatro verticais de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviço. Além de 15,8 milhões de clientes únicos, 13 mil funcionários, 13 mil prestadores e 33 mil corretores parceiros, a empresa conta ainda com 55 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Ao todo 27 empresas fazem parte do universo Porto Seguro – entre elas: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência e Porto Seguro Uruguay. Em 2022, a Companhia apresentou R$ 28,0 bilhões de receita e lucro líquido de R$ 1,13 bilhão. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.

Sobre a IMM

Há mais de dez anos no mercado, a IMM é uma empresa brasileira controlada pela companhia de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e possui uma parceria estratégica com a empresa americana WME | IMG, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento. A IMM é referência em entretenimento ao vivo, para público e marcas, e seu portfólio é o maior diferencial. Responsável por eventos como Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul aos musicais da Broadway, passando pelo Cirque du Soleil, pelo melhor festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos super consagrados SPFW e São Paulo Oktoberfest.

RADAR do Spotify ganha novo visual e slogan Conheca o Futuro POP CYBER

Spotify salva o meu verão entrega dois meses de assinatura grátis no plano individual

O Adoravel Trapalhao o Musical espetaculo que homenageia Renato Aragao estreia em Sao Paulo POP CYBER

O Adorável Trapalhão, o Musical: espetáculo que homenageia Renato Aragão estreia em São Paulo