Com clipe de Luísa Sonza, Heitor Cavalheiro fatura prêmio em Paris

Com mais de 16 milhões de visualizações no YouTube, o clipe Fazendo Assim de Luísa Sonza – e feat de Gaab – acaba de ser reconhecido internacionalmente. Em plena quarentena, Heitor Cavalheiro acaba de faturar o prêmio de Melhor Direção de Fotografia da última edição do International Music Video Underground, de Paris, na França. Filmado em julho do ano passado, na Chapada Diamantina, na Bahia, o clipe se passa quase que inteiramente dentro de cavernas.

Para o vencedor desse prêmio internacional, “esse foi o grande desafio para mim, como diretor de fotografia do projeto. Filmamos em três cavernas diferentes, durante duas longas diárias, e alguns dos sets ficavam a mais de uma hora de caminhada adentro das cavernas, passando por locais tão estreitos que era difícil passar com a câmera”. Heitor completa: “nesses lugares, não tínhamos como levar geradores ou extensões de tomada com energia. Algumas cenas tiveram que ser iluminadas inteiramente com alguns poucos painéis de led a bateria”.

Extremamente feliz com a conquista do prêmio internacional, ele destaca ainda sua cena favorita de Fazendo Assim: “Do ponto de vista da fotografia, foi uma dessas iluminadas com dois ou três leds pequenos – mais especificamente, quando a Luisa está dançando em cima de uma pedra, como se fosse um altar. Essa cena não existia originalmente. Porém, durante a filmagem, vendo a fotografia, a luz, o enquadramento… o resultado desse take, concordamos que rendia uma cena linda que foi incluída”, diz.

Vale ressaltar ainda que Heitor Cavalheiro também foi indicado na mesma categoria do International Music Video Underground com seu trabalho para o clipe da música É Quente do cantor Dande. Neste projeto, além da Direção de Fotografia, Heitor assina a Direção Geral ao lado do irmão Olavo Cavalheiro. É Quente ficou com o terceiro lugar do festival.

Heitor Cavalheiro – Com 14 anos de carreira dedicados ao cinema, Heitor Cavalheiro já transitou por diversas áreas criativas e técnicas da indústria em mais de uma centena de projetos. A ampla experiência e compreensão do processo o levou à Direção e à Direção de Fotografia, suas atuais áreas de atuação. Já em um de seus primeiros trabalhos no departamento de câmera, Heitor foi convidado a ser um dos diretores de fotografia da Expedição Oriente, da Família Schurmann, no qual teve a oportunidade de realizar a volta ao mundo à bordo do famoso veleiro Kat e documentar a cultura e vida dos povos dos mais de 55 portos do roteiro ao longo de dois anos e meio de produção para o National Geographic e para o Fantástico, da Rede Globo.

Na categoria Documentário, Heitor dirigiu e fotografou projetos como a mini série Rastreando o Rio Araguaia, a série de 13 episódios Aprendiz de Big Rider, da surfista Claudia Gonçalves para o Canal Off e foi um dos diretores de fotografia da série Explorer Investigation, da Vice para o National Geographic. Em Ficção, se destaca pela direção de fotografia do curta Fly A Way in LA, rodado em Los Angeles e que estreou para o público no NYLA International Film Festival e mais recentemente a direção e fotografia de fashion films, filmes publicitários e vídeo clipes de diversos artistas, como Luisa Sonza, Preta Gil e Karol Conka.

Written by Gustavo Neves

Além de gerenciar o conteúdo do portal, trabalho com marketing digital na indústria fonográfica com serviços prestados à gravadoras e grandes artistas.

joaobosco vinicius

AO VIVO: Assista à live de João Bosco e Vinícius

82191065 3186320188063520 1287897590687334400 n

Pixote fará live com grandes sucessos da carreira nesta segunda-feira