Connect with us

Música

Cinema armênio ou ‘O Auto da Compadecida’? Entenda as referências do clipe “911” da Lady Gaga

Avatar

Published

on

O clipe de “911”, do álbum “Chromatica”, de Lady Gaga lançado nesta sexta (18/9), é muito influenciado pelo cinema de arte e traz referência a várias produções cult – e, portanto, pouco conhecidas do grande público.

Advertisements

“Esse curta é muito pessoal para mim, minha experiência com saúde mental e a forma como a realidade e os sonhos podem se interconectar para formar heróis dentro de nós e ao nosso redor.”, diz Lady Gaga.

Advertisements

Entenda as referências do clipe:

A Cor da Romã

Grande parte do clipe remete ao filme “A Cor da Romã” (1969), do cineasta armênio Sergei Parajanov (1924–1990). Na época, o filme foi censurado pelas autoridades soviéticas. O diretor foi preso em 1973.

Advertisements
"911": descubra referências presentes no clipe de Lady Gaga

O filme é descrito como uma biografia “superestilizada e surreal do trovador Sayat Nova“. A história se passa no início da Guerra Fria. A Billboard explica que tanto o clipe de “911” quando o filme soviético evitam a narrativa tradicional em prol de cenas coloridas e dramáticas, repletas de simbolismos.

El Topo

Outra referência percebida no clipe de Gaga é ao filme “EL Topo” (1970), do cineasta chileno-francês Alejandro Jodorowsky. O longa-metragem conta a história de um atirador misterioso, todo vestido de preto, que vagueia pelo Oeste encontrando personagens bizarros.

Advertisements

"911": descubra referências presentes no clipe de Lady Gaga

The Holy Mountain

Fãs do cineasta Alejandro Jodorowsky também apontam influência de “The Holy Mountain” (1973) no clipe. O filme de fantasia acompanha um poderoso alquimista, que leva um personagem semelhante a Jesus Cristo e outras sete figuras materialistas para a montanha sagrada, em busca de iluminação.

"911": descubra referências presentes no clipe de Lady Gaga

Parque Nacional White Sands

Na primeira cena de Lady Gaga no clipe de “911”, parece que ela está no Parque Nacional White Stands, localizado no Novo México, nos Estados Unidos. No meio do vídeo, vem a confirmação. Em 2:37, um cavaleiro carrega a bandeira do Novo México.

 

 

Advertisements

Advertisements