Brincar de estátua, contar historinhas e jogar: Alexa entra no clima do mês das crianças

A inteligência artificial por voz da Amazon pode entreter as famílias com brincadeiras interativas, jogos educativos, canções, lembretes escolares, e muito mais

amazon alexa 1
Foto: Assessoria de Imprensa

Para celebrar o mês das crianças, Alexa, a inteligência artificial por voz da Amazon, traz diversas interações divertidas e muitas brincadeiras que podem entreter toda a família. Alexa pode contar historinhas, surpreender os pequenos com piadas e charadas, e ainda fazer diferentes imitações de animais ou personagens queridos da criançada. Experimente dizer “Alexa, fala baleiês”, ou “Alexa, imita um dinossauro”, por exemplo. Para garantir uma trilha sonora infantil, Alexa tem músicas cantadas na sua própria voz, basta aos pais pedirem: “Alexa, cante a música das crianças”. E, claro, pais podem pedir à Alexa playlists ou artistas de acordo com o gosto das crianças no Amazon Music, ou em outro serviço de streaming de música. No dia 12 de outubro, quem disser “Alexa, bom dia”,  terá uma resposta bem especial em homenagem ao dia das crianças.

Ainda em clima de comemoração, o Amazon Music lança uma versão exclusiva Amazon Original de Galinha do Vizinho, da personagem infantil Galinha Pintadinha. A música também poderá ser escutada em Alexa. Para ouvir a faixa, os pais assinantes Prime Music ou Amazon Music Unlimited podem pedir “Alexa, tocar pó-pó-pó” – como se estivessem imitando o som de uma galinha – para divertir as crianças. Para os que estiverem usando dispositivos Echo Show, com tela, além da música, será possível assistir a um vídeo clipe com participação especial de Alexa.

Pais podem usar Alexa em brincadeiras divertidas e educativas. Diga “Alexa, jogar Elefantinho Colorido” para abrir uma skill de um pega-pega diferente, em que após Alexa dizer uma cor, a criança corre e se salva ao tocar em um objeto dessa mesma cor. Já ao dizer “Alexa, abrir Minha Palavra”, começará uma outra brincadeira desafiadora, na qual cada jogador tem que dizer uma palavra com a última sílaba da anterior. Se inspirando na clássica brincadeira, Alexa lança o jogo da estátua com a Luna. Pedindo “Alexa, brincar de estátua com a Luna”, a voz da personagem dos desenhos animados surgirá para liderar.

São diversas opções de jogos disponíveis como skills em Alexa. Crianças e suas famílias podem também se divertir com o novo Pegue o Sapo, com o clássico Akinator, ou ainda com DPA na Escuta, Imagem e Ação, Desafio Jurassic World, Galinha Pintadinha, Desafio do Sonic e Turma da Mônica. Para descobrir essas e outras skills e brincar com a inteligência artificial, os pais ou adultos responsáveis podem acessar o aplicativo Alexa ou a página “Conheça Alexa”, e buscar skills disponíveis por categoria.

A rotina das crianças não é feita só de brincadeiras, e Alexa também pode ser uma boa parceira na hora dos estudos. Pais podem ajudar crianças a aprender perguntando sinônimos de palavras e como soletrá-las, conjugações verbais, traduções de termos para outros idiomas, além de pedir ajuda em matemática. Que tal perguntar “Alexa, qual a raiz quadrada de 16?”, “Alexa, qual é a tabuada de 9?” ou “Alexa, como se diz pipoca em espanhol?”. Os lembretes também ajudam no dia a dia dos estudantes e para aliviar a agenda dos pais: Alexa pode lembrá-los da hora de ir dormir, hora de sair para escola, que eles têm de devolver um livro na biblioteca, entregar um trabalho da escola, ou estudar para um dia de prova. Para isso, basta dizer “Alexa, criar um lembrete” e seguir respondendo às perguntas feitas pela IA para criar o aviso em um determinado momento do dia.

Confira abaixo algumas das interações disponíveis:

  • “Alexa, modo criança”

  • “Alexa, jogar Pegue o Sapo”

  • “Alexa, brincar de estátua com a Luna”

  • “Alexa, tocar pó-pó-pó”

  • “Alexa, curiosidades sobre o álbum da copa”

  • “Alexa, o que é o que é?”

  • “Alexa, dá uma risada”

  • “Alexa, faz um beatbox”

  • “Alexa, fala baleiês”

  • “Alexa, solta um pum”

  • “Alexa, cante com Bubu”

  • “Alexa, imita a Galinha Pintadinha”

  • “Alexa, imita o Pato Donald”

  • “Alexa, imita o Bob Esponja”

  • “Alexa, imita um dinossauro”

  • “Alexa, conta uma historinha”

  • “Alexa, Cara ou Coroa?”

  • “Alexa, Pedra, Papel ou Tesoura?”

  • “Alexa, qual é o Pokémon do dia?”

  • “Alexa, qual o animal do dia?”

 

Para aqueles que esqueceram de comprar o presente dos pequenos ou não sabem o que dar, Alexa ainda pode ajudar. Basta pedir “Alexa, dica de presente para o Dia das Crianças”, e ouvir a indicação de quatro opções de presente. Além disso, os clientes podem pedir dicas de livros infantis para algumas opções de leitura, é só dizer “Alexa, dica de livro infantil”.

 

Como usar a Alexa

Carol Biazin é confirmada no Lollapalooza 2023 e1665494536426

Carol Biazin é confirmada no Lollapalooza 2023

Bruno e Barretto com Barões

Hit de Bruno e Barretto com Barões está em alta no Spotify e no Youtube