Música
Bemti chega com “Catastrópicos!”, single inédito e videoclipe com participação de Jaloo

O mineiro Bemti encerrou o ciclo do seu primeiro disco, “era dois”, com vários êxitos: foram dezenas de shows em nove estados e fora do país; cinco videoclipes; diversas listas de melhores discos de 2018 na mídia especializada, e as mais diferentes parcerias e projetos paralelos. A concepção do segundo álbum, intitulado “LOGO ALI” e selecionado no edital Natura Musical de 2019, começou no último ano e o resultado começa a chegar agora.
Antes de março deste ano, Bemti estava imerso na composição de um segundo disco sobre “o afeto na iminência do apocalipse”. Só que o “apocalipse” estava realmente logo ali e o disco se transformou: o que era projeção virou realidade. O artista conta que algumas músicas, anteriores à pandemia, se mantiveram, mas ganharam significados mais fortes. Algumas novas surgiram e outras deixaram de fazer sentido.
Além disso, uma das preocupações principais do artista é refletir sobre o turbilhão que estamos vivendo sem que isso soe datado daqui a pouco: “Quais questões são atemporais nesse contexto? Qual é o “fardo tropical” de estarmos vivendo um Brasil sob um governo como esse durante a pior crise sanitária dos últimos 100 anos? E viver e amar no meio disso tudo. E fazer isso sendo uma pessoa LGBTQIA+ em um Estado declaradamente homofóbico. É muito”, reflete Bemti.
Hoje, dia 26 de novembro, o artista chega com o single inédito “Catastrópicos!”, que considera ser um ótimo cartão de visitas para a expansão lírica e estética do disco “LOGO ALI” em relação ao seu disco de estreia. Bemti dialoga com Jaloo sobre um arranjo grandioso que é ao mesmo tempo dançante e complexo, com uma estrutura que brinca com as expectativas do ouvinte. A letra reflete sobre catástrofes, mas oferece um abraço, um carinho e um sonho de um tempo em que estaremos todos dançando juntos novamente. Um rico encontro dos universos que os dois artistas e suas raízes – mineiras e paraenses – representam.
A viola caipira de 10 cordas segue como base e o disco, como um todo, será um universo expandido de experimentações, estilos e temas. A produção do álbum fica por conta de Luís Calil (Cambriana) – que também produziu o “era dois” – e de Pedro Altério (5 a Seco). Em “Catastrópicos!” vale destacar o arranjo de cordas da violista Kinda Assis (Teko Porã) e o inusitado AutoHarp tocado por Leonardo Marques (Transmissor, Ilha do Corvo).
“Eu espero que as pessoas se surpreendam! Foi um processo bem intenso me perguntar o que eu queria como primeiro single num momento tão adverso pelo qual ninguém está passando ileso: eu queria uma música que refletisse o que a gente viveu esse ano, mas que não ficasse restrita a ele. Uma música que tivesse um caráter otimista sem ser cínica e que mostrasse uma evolução sonora que realmente constrói a partir da fundação do primeiro disco. Me inspirei muito em segundos discos que eu amo, como “Bon Iver, Bon Iver”, “grae” do Moses Sumney; “Atlas”, da Baleia, “Under the Iron Sea” do Keane e “Chris”, de Christine and the Queens, sempre pensando em como dosar bem a balança entre todas essas coisas sem deixar de lado o mais importante: que as pessoas queiram escutar no repeat, dançar e se conectar com essa e outras músicas no fim das contas”, completa.
“Catastrópicos!” chega com um vibrante clipe estrelando Bemti e Jaloo sob a direção do duo Doma02, dos diretores mineiros Fábio Lamounier e Rodrigo Ladeira, reconhecidos por projetos como a publicação Chicos, de visibilidade LGBTQIA+. Além disso, ambos receberam, recentemente, os prêmios de Melhor Direção e Melhor Videoclipe, no Los Angeles Brazilian Music Video Festival por “Pedrinho”, de Tulipa Ruiz (co-dirigido por Pedro Henrique França). A produção audiovisual para “Catastrópicos!” foca nas sensações evocadas pela letra e na interpretação dos dois artistas.

Música
Fiuk cresce mais de 330% no streaming após anúncio do BBB, e Projota já é o mais ouvido

Música
“Ex Esquema” da dupla Israel e Rodolffo caminha para um milhão visualizações no Youtube

Nova música da dupla sertaneja Maurício e Eduardo ganhou a web no último mês e ultrapassou os mais de 920 mil views. A balada romântica Ex Esquema chega com uma pegada pop, bem ao estilo dos irmãos, e teve clipe gravado para um DVD que vai integrar o projeto *Na Casa dos Meninos*. A dupla sertaneja Israel e Rodolffo faz participação especial no hit de melodia suave somada a uma letra contagiante.
*A letra e melodia de João Márcio e Lucas Avona* é na verdade um pedido de namoro contemporâneo, quando o rapaz percebe que quer mudar o status do relacionamento. “‘Você aceita ser meu ex esquema. Pra ser meu novo amor’ é o novo ‘quer namorar comigo’”, brinca Eduardo, primeira voz da dupla. Para ele, a música tem tudo para ser uma das mais pedidas do verão e quem sabe do carnaval.
Uma das características da dupla, inclusive, é o repertório cheio de músicas alto astral para dançar e ao mesmo se apaixonar. “Nosso novo trabalho está recheado desse estilo, que é uma preferência nossa. Levar alegria e diversão para nosso público com músicas de qualidade e vibrantes”, pontua Maurício. Além disso, os versos falam com o público jovem, ao exemplo do trecho, o “Seu direct bombando, dá pra ver”, que remete as conversas através de redes sociais, principal meio de comunicação nos dias atuais.
*Na Casa dos Meninos* é um projeto que resgata as origens da dupla Maurício e Eduardo, ainda nos tempos em que tocavam nos bares de Trindade, cidade natal deles, vizinha da capital de Goiás, Goiânia. “Naquela época era comum que depois das apresentações, o show continuasse ‘na casa dos meninos’, como nossos amigos nos chamavam”, explica Eduardo. Para manter essa característica de roda de amigos, artistas como Humberto e Ronaldo, Eduardo Mello, Max e Luan e PH e Michel também fazem participações especiais.
O DVD completo está em fase final de edição, mas algumas músicas serão disponibilizadas antes no Youtube, assim como aconteceu com Ex Esquema. O objetivo, de acordo com os irmãos, é deixar o público afinado para o lançamento oficial do projeto que também está sendo preparado com muito carinho pela dupla. “Além de canções novas, trabalhamos algumas regravações de clássicos da música sertaneja com uma nova roupagem, mais moderna, mas sem perder a essência delas”, antecipa Maurício.
O DVD foi gravado na estância do empresário do agronegócio e zootecnista Neto Baiano, localizada em Itaberaí, a cerca de 100 quilômetros de Goiânia. O palco foi o NBA Rancho, o único espaço coberto para provas de laço de Goiás, instalado dentro da fazenda, que junto com os animais, cavalos puro sangue, renderam cenas deslumbrantes que combinam com a proposta do projeto. “Goiás tem lugares maravilhosos e é uma missão nossa propagar esses encantos. O DVD tem esse bônus, que são as paisagens do nosso interior e da sua cultura rural tão forte”, finaliza Eduardo.
Música
Ed Lopes lança “Stay In Me” pela gravadora Space Blank

O ano de 2020 serviu de incentivo para muitas pessoas, e para Ed Lopes não foi diferente. Apaixonado por House e Techno Music, o então DJ e produtor aproveitou o seu tempo livre durante a pandemia para aprender e se aprofundar ainda mais na música, podendo assim, deixar sua carreira de CEO e seguir o que sempre sonhou.
O lançamento de “Stay In Me” pela Space Blank, gravadora de Wadd, é a consolidação do artista na cena nacional de música eletrônica, que foca suas produções em um house progressivo, com inspirações nos gigantes Camelphat e ARTBAT. “É uma mistura de percussões orgânicas de House Music, uma bassline que lembra tracks consagradas de Techno e melodias únicas com timbres que desenvolvi para a música”, conta Ed Lopes.
Também responsável pelo remake de “Goodbye”, sua estreia na cena e tema da série “Dark” da Netflix, em colaboração com o DJ equatoriano Kachas, “Pretty Fly” com a DJ Bia Portello, que confirma sua versatilidade, e “Countdown”, sua track de maior sucesso, o artista engatou de vez na carreira musical e tem provado que também manda bem no mundo das pick ups.
Ed Lopes provou que é possível tirar bons resultados em tempos difíceis, como foi o último ano, focando em sua carreira musical e para 2021 o DJ espera tocar para grandes públicos ao redor do mundo e ainda promete lançar, pelo menos, uma música por mês.
Acompanhe a trajetória de Ed Lopes em suas redes sociais (Instagram / Soundcloud / YouTube) e enquanto aguardamos os próximos lançamentos, não deixe de ouvir “Stay In Me” pela Space Blank, disponível em todas as plataformas digitais.