Arthur Melo satiriza o egoísmo no videoclipe de “Dama da Noite”

O single integra o disco Mirantes Emocionais, lançado mais cedo neste ano

Arthur Melo satiriza o egoísmo no videoclipe de “Dama da Noite”
Frame do videoclipe

Atravessada pelos discos Lilás (1984), de Djavan, e Mestiço (1976), de Luiz Henrique Rosa, o single Dama da Noite foi composto mais cedo neste ano. Ao passo em que o cantor e compositor mineiro Arthur Melo amarrava o lançamento do disco Mirantes Emocionais, em abril, ele guardou novas referências e experimentos despretensiosos na Polvo Studio – onde a faixa foi gravada. De lá pra cá, os desdobramentos visuais desta canção que incita reflexões sobre a dinâmica entre o egoísmo e a ganância, foram sendo maturados. Agora, o single finalmente ganha sua nova camada com o lyricvideo, que mescla uma estética analógica em um karaokê. O lançamento chega ao canal de YouTube do artista no dia 6 de agosto.

Esta canção chega cheia de mensagens quase que psicografadas e escondidas por meio de símbolos, entre um comentário e outro sobre o egoísmo e ganância vividos em seu ápice no mundo hoje em dia”, explica Arthur. Dama da Noite traz a produção de Lucca Noacco e traz uma progressão de acordes que soam misteriosos e ao mesmo tempo dão a sensação de início de uma nova aventura. “Entre o indie pop e a MBP, a canção nos deu vontade de brincar com os mesmos contrastes agora na leitura audiovisual“, completa Arthur.



Com direção do xará Artur Souza, o videoclipe de Dama da Noite mescla referências que compuseram o disco Mirantes Emocionais, que reúne 11 faixas com elementos sonoros de estilos como indie pop, rock psicodélico, groove, samba, cumbia, além de forte inspiração oitentista. “A ideia inteira para o vídeo veio inteira do Artur, de fazer uma sessão de karaoke para brincar com o comentário satírico da letra, em relação ao egoísmo humano e a tendência a pensarmos que estamos sempre no centro das atenções, quando na verdade a ‘grande piada’ está em nós”, afirma o músico mineiro.

AD 4nXf5 3 kCQwrdpgh P8zVnQPgozl0N DPj6X3nFTpqDKloACFOB8uncOmEQa8YCwo4Wu8PfUvjCl5xMOHdH6m3au9vEE9AOsH4Ff79mwisN0tpSIVbP9eEU49rE QyzLn5fspqkywh8 cDHrkPl5k1dAOU4?key=y7jUU6bn37sFgGPfstz6yA POP CYBER
Frame do videoclipe

Lançamento do Vinil de Mirantes Emocionais

A chegada do videoclipe também marca o lançamento do vinil de Mirantes Emocionais. Quase cinco meses após o lançamento do disco, agora Arthur Melo apresenta para o público as versões físicas do seu quarto álbum de estúdio. Mirantes Emocionais chega em vinil, acompanhado dos demais produtos: Compacto Ministério da Consciência (banda que acompanha Arthur nos palcos e estúdios); Camisa Álvaro Almeida; Bolsa Álvaro Almeida; Zine + Adesivo; e Poster Álvaro Almeida. Todos os produtos estão à venda aqui.



FICHA TÉCNICA

Música, letra, composição por @arthurmelobh.

Arranjos e produção por Arthur Melo & @luccanoacco.



Gravado por Arthur Melo na Vila do Calango, Belo Horizonte, Brasil e por Lucca Noacco em sua casa em Matozinhos, Brasil.

Mixagem por Kassin e assistência de mixagem por Mauro Araújo no Studio Marini, Rio de Janeiro, Brasil.

Masterizado por Ricardo Garcia no Magic Master Studios, Rio de Janeiro, Brasil.

Ministério da Consciência nessa faixa é formado por Arthur Melo (voz, guitarra, baixo e sintetizadores), Lucca Noacco (voz, guitarra, baixo, bateria eletrônica e sintetizadores) e Theodora Viana (bateria)

SOBRE ARTHUR MELO

Arthur Melo é um compositor, musicista e cantor mineiro. Começou a lançar músicas em 2017, com o EP Agosto, ainda muito voltado ao samba, a bossa nova e a MPB. No mesmo ano abriu o show de Liniker e os Caramelows e fez uma participação inesperada no show de Devendra Banhart, que o convidou ao palco. Desde então lançou três álbuns: Nhanderuvuçu (2018), Metanoia (2019) e Adeus (2020). Após um hiato de três anos, voltou a editar canções em 2023, com a faixa synth-pop retrô Álvaro Almeida, pelo selo londrino Wonderfulsound e com mistura assinada pelo renomado produtor Kassin. O single foi o anúncio do novo álbum, que homenageia a divergente história musical do Brasil, ao mesmo tempo em que olha para o futuro e trilha novos caminhos, a consolidar o artista como um nome emergente do indie pop psicodélico. O músico é acompanhado de sua banda O Ministério da Consciência.

Escrito por Gustavo Neves

Gustavo Neves, jornalista e especialista em marketing, produção de conteúdo e definição de linha editorial, possui vasta experiência na realização de entrevistas, organização de coberturas de eventos, gerenciamento de redes sociais e coordenação da equipe.

Ana-Castela-e-Gusttavo-Lima--Foto---Augusto-Albuquerque---Divulgac-#807a-#771o-

Com Ana Castela e Gusttavo Lima no line-up, o Universo Alegria acontece em dezembro em Curitiba

Aeroporto de Florianópolis é fechado após incidente com avião da Azul

Aeroporto de Florianópolis é fechado após incidente com avião da Azul