Anitta pode cantar com Miley Cyrus no Coachella 2022

nitta miley cyrus coachella 2022
(Foto: Divulgação)

Anitta com Miley Cyrus? Sim! As especulações estavam fortíssimas para esse re-encontro no Coachella 2022.  Vale lembrar que as divas já cantarão “Boys Dont Cry” no palco do Lollapalooza 2022.

Coachella 2022 marca o retorno dos shows do festival californiano após dois anos de hiato. E para quem não vai estar no evento presencialmente, o Coachella transmitirá sua programação ao vivo no YouTube

A transmissão dos shows do Coachella 2022 também faz parte da celebração de dez anos de transmissões dos shows do festival no YouTube e vai oferecer, além dos shows completos, imagens de bastidores do festival, que é um dos mais importantes do planeta.

Programação do Coachella no YouTube

Com um número imenso de artistas, divididos em três dias durante dois fins de semana, é muita música, muito show que vai acontecer nos dias 15 a 17 de abril e 22 a 24 de abril. E para sua transmissão online, o Coachella e o YouTube prepararam um esquema especial.

No primeiro fim de semana, de sexta (15) a domingo (17), os shows serão transmitidos em sua programação completa. Já no segundo fim de semana, de sexta 22 a domingo (24), o YouTube transmite o Coachella Curateduma seleção de shows escolhidos a dedo para apresentar ao público artistas de destaque do mundo todo.

“Envolver 20x”

Foi como um rastilho de pólvora: o site Rest of World identificou mais de 100 playlists com nomes como “Envolver #1”, “Stream Envolver”, “Envolver stream party”, and “Envolver 20x”. Muitas delas diziam na descrição que o objetivo era levar Anitta ao topo. Algumas traziam mais instruções “algoritmicamente corretas”: “toque uma vez por dia, não deixe no modo aleatório e aumente o volume”.

O ritmo da ascensão de Anitta também foi calculado. O Spotify publica seus rankings diariamente, e os dados foram utilizados para expandir a campanha de maneira orgânica, sem exageros. Qualquer disparada fora do comum poderia acionar um “sinal de alerta” no sistema, e considerá-lo injustamente o trabalho de bots, que são estritamente proibidos.

Outros dois elementos-chaves foram o apoio de famosos e a viralização em plataformas como TikTok e Instagram. Celebridades incentivaram o “Envolver challenge” (desafio que fãs devem imitar): uma coreografia em posição de “prancha”, com movimentos do quadril e dos braços. A execução da música nesses vídeos rápidos também é contabilizada para calcular sua posição nas paradas.

Essa manipulação das “regras do jogo” levantou discussões interessantes. A Folha de São Paulo verificou que, segundo os dados do próprio Spotify, a grande maioria dos ouvintes de Anitta eram do Brasil, e não dos países-alvo da cantora, que lançou “Envolver” especificamente com o objetivo de consolidar uma carreira internacional.

Written by Gustavo Neves

Além de gerenciar o conteúdo do portal, trabalho com marketing digital na indústria fonográfica com serviços prestados à gravadoras e grandes artistas.

anitta envolver e1650060441125

Fãs de Anitta manipularam o algoritmo para levá-la ao topo do Spotify?

Matheus Alves e Japãozin lançam clipe de 22No Sigilo22

Matheus Alves e Japãozin lançam clipe de “No Sigilo”