AFROZIL lança o single “LION FRIENDS”

Com pós-produção entre Brasil e Portugal, a faixa traz Anas Juulo, Cool Moctar, Jah Kora e Layadeh, do Senegal; One Pac, da Gâmbia; e Marina Peralta, do Brasil

Com pós-produção entre Brasil e Portugal, AFROZIL lança o single LION FRIENDS com Marina Peralta, do Brasil; Anas Juulo, Cool Moctar, Jah Kora e Layadeh, do Senegal; One Pac, da Gâmbia
Cena do clipe de "LION FRIENDS"

Após lançar “NEVER GIVE UP”, o single de estreia do projeto AFROZIL, o produtor musical brasileiro radicado em Portugal Renato Parmi apresenta “LION FRIENDS”, no dia 21 de junho. O reggae roots clássico, com influência senegalesa (pelas melodias e instrumentos, como o Kora), conta com a participação de Anas JuuloCool MoctarJah Kora e Layadeh, do Senegal; One Pac, da Gâmbia; e Marina Peralta, do Brasil.

A escolha do ritmo jamaicano pareceu óbvia para Parmi porque considera que o reggae é essencial em sua formação musical. E quando chegou em Dakar, no Senegal, e percebeu que todos escutam muito, decidiu produzir uma faixa no estilo. “Comecei tocando os acordes e o Layadeh, que estava desde o primeiro dia no estúdio, já saiu cantando em cima”. Depois de produzir a música toda e de voltar ao Brasil, convidou os amigos da Banda MANEVA e o Franja, guitarrista do Planta e Raiz, para tocar na música. “Achei que o instrumental tinha que soar mais orgânico e, assim, substituímos os instrumentos eletrônicos pelos músicos. Ficou incrível!”

Seguindo os preceitos de Bob Marley, a música fala sobre justiça social e união dos povos. “Cita as crianças que morrem de fome enquanto os políticos e o mundo ‘não dá a mínima’. ‘O mundo está em chamas’ é a frase marcante de Anas Juulo, enquanto Layadeh versa sobre questões sociais que se estendem desde o período colonial com a exploração da África. Marina Peralta, cantora brasileira, pede ‘alívio para aqueles que vivem na Babylon e clama que ninguém pode derrubar aquele que firmou a sua força, porque na linha de frente somos leões e leoas'”, explica Renato.

O clipe mostra Layadeh em frente ao Monumento da Renascença Africana, importante marco político para a Nova África. One Pac, da Gâmbia, anda pelas ruas junto com seus amigos “leões” enquanto um drone o acompanha dando um panorama no local. Marina Peralta tem como plano de fundo uma bela imagem de uma favela de Osasco, cidade onde mora.

“A ideia é mesmo mostrar os diferentes locais e realidades para criar um novo mundo em conjunto. O conceito da letra, do clipe e do projeto como um todo é chamar atenção para o mundo unificado. O mundo que está hoje globalizado (com a ajuda da tecnologia) precisa entender que essa globalização é mais real e verdadeira com a aproximação das pessoas e culturas e a música tem um papel muito importante nisso tudo”, finaliza.

AFROZIL é um projeto do produtor musical Renato Parmi gravado entre SenegalGâmbia e Brasil e traz diversos artistas de destaque desses países. O resultado é um álbum de 10 faixas, com lançamento previsto para agosto.

Revelação da nova geração, Augusta Barna lança novo single e clipe

Revelação da nova geração, Augusta Barna lança novo single e lyric vídeo

Shaboozey

Shaboozey lança remixes do hit “A Bar Song (Tipsy)” assinados por Alesso e David Guetta