Para que o X (ex-Twitter) volte a operar no Brasil, o processo envolve uma série de passos que começam com a ordem judicial do Supremo Tribunal Federal (STF). Na tarde desta terça-feira (8/10), o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificasse as operadoras de internet do país sobre o desbloqueio da plataforma. Assim, a Anatel repassou o ofício com a ordem de liberação para as operadoras vinculadas ao órgão.
Na prática, são essas operadoras de internet que irão restabelecer o acesso dos usuários brasileiros à rede social X. Elas são responsáveis por executar a liberação, garantindo que os usuários possam novamente acessar a plataforma.
Quanto Tempo Levará para o X Voltar ao Ar?
Embora Moraes tenha dado o prazo de 24 horas para que a Anatel cumpra a ordem, o processo de restabelecimento de uma rede social não é imediato. A expectativa é que o prazo termine na tarde desta quarta-feira (9/10), quando o X deverá estar liberado em todo o Brasil.
O desbloqueio pode levar algumas horas para ser totalmente efetivado, devido à grande quantidade de provedores de internet no país. Segundo o Ministério das Comunicações, o Brasil tem mais de 20 mil provedores, o que pode gerar alguma variação no tempo de restabelecimento em diferentes regiões.
No caso do bloqueio do X, em agosto, o processo levou cerca de oito horas para ser implementado após a ordem de Moraes. Portanto, é provável que o tempo para o desbloqueio siga uma dinâmica semelhante, com a rede social voltando gradualmente ao ar nas próximas horas.
