3 dicas básicas para acampar de forma segura

acampar forma segura
Foto: Shutterstock

Acampar é uma forma divertida e diferenciada de estar mais perto da natureza, se desligar do dia a dia e aproveitar a companhia de quem amamos. 

Para isso, precisamos apenas de uma barraca, uma mochila com os itens de cuidados pessoais, água, alimentos e um local seguro para acampar, seja ele dentro ou fora de um camping.

Mas, é comum ter dúvidas na hora de montar o seu acampamento. Pensando nisso, separamos 5 dicas para quem quer acampar com mais segurança e aproveitar muito mais os seus dias off. Para conferir, é só continuar a leitura do artigo!

3 dicas para quem quer acampar

Se você está planejando um acampamento e quer que essa experiência seja inesquecível para você e seus acompanhantes, confira essas dicas que vão facilitar na hora de acampar:

1 – Escolha bem o seu destino e conheça bem o local

Essa é uma dica que pode parecer óbvia, mas pode ser um diferencial em um acampamento de sucesso. Por isso, é importante, se possível, conhecer o destino de sua viagem para acampar antes mesmo de montar o acampamento. Com isso, você pode saber como o local se comporta em determinados climas e se terá como se proteger em caso de chuvas, tempestades, etc.

Mas, antes mesmo da escolha, o seu planejamento deve ser bem detalhado: verifique como estará o tempo nos dias em que pretende acampar, pesquise, perto do local onde quer montar acampamento, se há supermercados e hospitais em casos de urgência ou precise comprar algo indispensável e se o seu meio de transporte é seguro e está garantido (gasolina, caso seja seu carro ou deixar marcado o horário, caso alguém leve e busque você.

Já escolheu bem o local e se certificou de tudo o que mais importante sobre o acampamento? Agora é hora de verificar o camping ou local escolhido: se há banheiro ou chuveiros disponíveis, onde há água potável para beber, caso não tenha levado, etc. Caso seja sua primeira vez, evite os campings muito isolados da cidade, para não ter imprevistos.

2 – Escolha uma barraca adequada para acampamento

Depois de separar tudo o que você precisa na sua mochila, não se esqueça de escolher a melhor barraca de camping para você e para o local escolhido. Caso seja um local com muito vento, por exemplo, escolha uma barraca reforçada, para evitar problemas. Caso esteja com a família ou filhos, escolha uma barraca reforçada e grande, que caiba todo mundo com mais conforto.

Aqui também é importante testar sua barraca antes de ir acampar. Já imaginou se, você chega no local do acampamento, e ao montar a sua barraca, ela não fica em pé? Ou ainda, desmonta no meio da noite e fica ruim de usar? 

Tudo isso pode ser resolvido com um simples cuidado: testar a sua barraca antes do acampamento. Deixá-la montada durante um dia e uma noite será o suficiente para verificar o seu funcionamento e se está apta para te acompanhar.

4 – Itens essenciais

Levar consigo, para o acampamento, uma mochila com os seus principais itens de cuidado pessoal é a forma mais prática e eficiente de se preparar para imprevistos e manter o seu bem estar enquanto acampa.

Na sua mochila, você precisa ter tudo o que garanta o seu bem-estar e te ajude em momentos de imprevistos. Pensando nisso, não se esqueça de incluir os seguintes itens:

  • Repelente;
  • Garrafa de água;
  • Itens de higiene pessoal;
  • Ao menos uma troca de roupas de verão e inverno;
  • Remédios de uso contínuo, caso ou emergências: dor de cabeça, dor muscular, dor de estômago;
  • Protetor solar;
  • Boné,
  • Lanterna ou lamparina

E aí, o que você achou das dicas para o seu acampamento? Agora com certeza ficou muito mais fácil aproveitar em meio a natureza, não é mesmo?

Esperamos que o artigo ajude com as suas principais dúvidas sobre o assunto.

Até mais!

5 filmes classicos

5 filmes clássicos para assistir em plataforma de streamings internacionais

Jonas Esticado se une a MC Nauan e O Tubarao em Putaria Nao Putaria Sim

Jonas Esticado se une a MC Nauan e O Tubarão em “Putaria Não, Putaria Sim”