1. Home
  2. »
  3. Famosos
  4. »
  5. 10 milhões de...
in

10 milhões de fãs: como Athos se tornou um dos maiores influenciadores de games do Brasil

Em apenas 4 anos, Athos foi de iniciante a profissional conquistando uma multidão de seguidores com a ajuda da Curta

10 milhoes de fas como Athos se tornou um dos maiores influenciadores de games do Brasil POP CYBER
Maya PR

O influenciador Athos Rapone Haas iniciou seu canal no primeiro ano de pandemia com conteúdo sobre games. Aos poucos, foi se tornando conhecido por meio de vídeos que viralizaram. O que Athos não sabia é que, 4 anos depois, ele seria um dos mais influentes nomes desse mercado, movendo multidões com conteúdos sobre Minecraft, seu jogo de escolha para conversar com o público de quase 8 milhões de inscritos em seu canal do YouTube – o Athosgamer.

Athos, entretanto, não para por aí e conquista gamers por onde passa: são 667 mil inscritos em seu canal secundário, também no YouTube; 126 mil seguidores no Instagram; 171,5 no TikTok; e 8 mil no (antigo Twitter). Somando toda essa expressividade e onipresença, Athos tem um total de quase 10 milhões de fãs de seu trabalho (usuários das redes podem estar sobrepostos e o seguirem em mais de um canal). Entre os fãs estão crianças, adolescentes e adultos, estes últimos, muitas vezes, acompanhando os filhos em eventos nos quais o influencer comparece – como tardes de autógrafos e meet and greets.

No entanto, esse crescimento tão rápido tem um lado desafiador: no início, Athos não sabia exatamente como fazer para perpetuar sua marca no mercado. E foi aí que seu caminho se cruzou com o da Curta, um hub voltado a criar estratégias multiplataforma para atender grandes influenciadores de todo o Brasil. “Quando eu comecei, eu não sabia quais seriam os próximos passos para mim, eu apenas gravava meus vídeos, entendia o que funcionava para repetir e postava em meus canais”, explica Athos. Com o apoio da Curta para criar sua estratégia de trabalho na Economia Criativa, Athos conseguiu profissionalizar-se, conforme conta: “agora tenho uma marca, vendo publicidade quando realmente faz sentido para meu canal, tenho um contato em múltiplos canais com os meus fãs e sinto que meus vídeos se tornam cada vez mais consistentes, possuem um objetivo claro e uma narrativa linear necessária para cativar o meu público”.

Essa dificuldade de comercializar a marca, de acordo com Pedro Gelli, sócio fundador da Curta, é comum para muitos influenciadores que crescem de maneira meteórica. “O crescimento veloz não consegue acompanhar a quantidade de informações que se precisa absorver sobre o mercado de Economia Criativa e é justamente para dar o apoio necessário nessa seara que criamos a Curta”. Gelli, que além de empresário, é influenciador há mais de 10 anos, inclusive compara sua história à de Athos. “Quando meu canal estourou eu não tinha esse conhecimento ou apoio, portanto, eu precisava vincular uma quantidade muito grande de vídeos para manter meu engajamento e o contato com o público, já que ele era feito de maneira mais amadora”. Ao comercializar melhor sua marca, um influenciador passa a contar com o apoio para construir uma imagem da marca, que junto a imagem da pessoa por trás daquele canal, se torna muito mais forte e com crescimento muito maior. Essa é uma maneira, de acordo com Gelli, de tornar a imagem da marca duradoura, mantendo e, inclusive, aumentando a receita vinculada a ela. “É a construção de uma base sólida e segura para essa pessoa”.

Ainda de acordo com Gelli, que analisa o momento de Athos, caso ele decidisse fazer metade dos vídeos que faz, sua marca seguiria forte, já que não é pautada apenas nesta ferramenta de trabalho. A imagem de Athos, inclusive, está muito longe de ser apenas trabalhada em seu canal. Licenciamento de produtos, como bonecos articulados e cadernos, venda de skin no marketplace Minecraft, participação em eventos nacionais e internacionais e publicidade para marcas expressivas são algumas das atividades que a Curta já geriu para o influencer. “Uma das mais marcantes experiências que tive nos últimos 4 anos foi cobrir a Gamers8 em 2023, maior feira de jogos e e-sports do mundo, em Ryadh, Capital da Arábia Saudita. O engajamento que conquistei foi excelente”, conta Athos que, além de produzir conteúdo para as redes sociais contando sobre os detalhes da viagem dentro e fora do evento, ainda fez lives para sua audiência gamer no YouTube in loco.

Desde que iniciou seu trabalho com a Curta, o YouTube é a linha de receita que mais cresceu, conforme conta Athos. Ainda assim, como Gelli deixa claro, o mérito desse sucesso não é apenas da Curta. “Nós ajudamos os influenciadores a aumentarem sua visibilidade e receita, mas o sucesso depende mais deles do que de nós. Conseguimos orientar as carreiras no caminho certo e tirar a maior quantidade possível de insumos para que apoiemos o crescimento sustentável, mas quem vai fazer o trabalho no dia a dia com o público e gerar os resultados é o influenciador, com seu carisma e potencial únicos”, conta o empresário.

Diante de todo esse sucesso, os planos para 2024 preveem a expansão do recém criado canal em espanhol (@athosesp), que já possui 2 milhões de inscritos no YouTube e utiliza clonagem da voz do próprio Athos, por meio de inteligência artificial, para traduzir os vídeos. O influencer prevê que em breve terá canais em outros idiomas, ampliando e diversificando seu público.

Com uma gama de produtos licenciados, o influenciador também pretende expandir ainda mais sua presença no mercado e atingir mais pontos de venda. Somente no ano passado, Athos vendeu 40 mil bonecos. O empresário da Curta apoia o planejamento e reforça que o licenciamento hoje é um caminho sem volta. “É muito palpável o sucesso do mercado de licenciamento de produtos de influenciadores. Essa nova geração de YouTubers, da qual o Athos faz parte, entrou de forma consistente nesse mercado, o que ajudou a tornar os produtos disponíveis em milhares de pontos de vendas no Brasil todo. Não há dúvidas de que o licenciamento está revolucionando o varejo brasileiro e o Athos está sendo parte ativa deste movimento”, finaliza Gelli.

Sobre a Curta Hub

A Curta é o maior hub de Youtubers na América Latina, com mais de 52 criadores de conteúdo focados em entretenimento e games, como Família Dos Rosa, Robin Hood, Natan por Aí, JazzGhost, Problems e Lucas Clash On. O diferencial da Curta é o modelo de negócio, baseado em parcerias em que os influenciadores podem se tornar sócios da Curta e receber porcentagens da participação de lucros. A Curta já trabalhou com mais de 200 marcas, como Ubisoft, Samsung, Scopely, L’oreal, Amazon, Google, Tencent, Activision, Epic Games, entre outras. Juntando todos os canais, possui mais de 300 milhões de inscritos e 2,8 bilhões de visualizações mensais, esperando alcançar em 2024 faturamento direto de R$30 milhões e R$40 milhões movimentados no mercado. Saiba no site da Curta.

Sam Sabba estrela campanha emocionante de Dia das Maes POP CYBER

Sam Sabbá estrela campanha emocionante de Dia das Mães

Marcos Freire e Samuel Messias POP CYBER

Marcos Freire lança feat. com Samuel Messias, após sucesso de ‘Yahweh Se Manifestará’